Revisado e corrigido em 04 Chodesh Hachamisshi / 5775
Entendendo Apocalipse 17
Aprouve ao Eterno empregar múltiplos símbolos para representar os diversos reinos deste mundo, dentre eles destacamos os seguintes:
* Dentre os símbolos acima citados, podemos observar que o Eterno empregou o de uma mulher para demonstrar aspectos específicos de Seu relacionamento com Israel, como também o empregou para destacar aspectos específicos de uma outra nação como podemos verificar a seguir:
Apocalipse 17:1
Apocalipse 17:2
Apocalipse 17:3
Apocalipse 17:4-5
Apocalipse 17:6
Apocalipse 17:7
Analisando Ap 17:2-6, encontramos um paralelo com Ap 14:8, pois em ambos é apresentado o mesmo símbolo para representar um reino muito poderoso e com grande autoridade e influência sobre todas as nações. Neste mesmo capítulo, Ap 14:8, é apresentado o período em que este reino representado por Babilônia, deverá perder sua autoridade. Em Ap 14:6-8, verificamos que o anjo que anuncia a queda de Babilônia (a Grande Meretriz), vem logo após o anjo que anuncia o juízo do Eterno sobre todas as nações, línguas e povos. Portanto, basta compreender o que vem ser este juízo, para descobrir quando ocorrerá a queda de Babilônia, a Grande Meretriz.
Em um determinado dia, o Eterno executará o Seu juízo sobre todas as nações (Ap 14:6-7; 16:14; 17:11-14; 19:19-21), e para tal, todas devem estar preparadas. Para uma melhor compreensão do que vem ser esse juízo, vamos analisar algumas profecias relativas aos últimos dias.
Ezequiel 38:14-23
Ezequiel 39:7-8
Isaias 29:1-9; Zacarias 12:1-10 e 14:1-3
Apocalipse 9:13-15; 16:14; 17:12-14; 19:19.
Concluímos portanto que o juízo mencionado em Ap 14:6-7 e que antecede a queda de Babilônia se refere à intervenção que o Eterno fará em favor de Israel, punindo todas as nações que se levantarem contra Seu povo, na conhecida batalha do Armagedon, preparando assim o caminho para o cumprimento da profecia prefigurada pela Festa dos Tabernáculos.
* A queda de Babilônia que é apresentada em Ap 14:8, deverá ocorrer logo após os juízos do Eterno sobre as nações, e será melhor considerado mais adiante no estudo do capítulo 18 do Apocalipse.
Apocalipse 17:8
A Besta Que:
Era
Não é
Mas que virá
Apocalipse 17:9
* Nesse texto podemos observar que a nação simbolizada pela meretriz, exerce seu domínio sobre diversas nações, nações estas que a sustentam e posteriormente darão origem a antiga besta, animal usado para representar o Império Romano em sua fase pagã (domínio militar exercido pelos imperadores) , e cristã (domínio religioso exercido pela ICAR).
Apocalipse 17:10
* Quem são esses reinos mencionados neste verso, dos quais cinco já caíram, um existe, e outro ainda não chegou? Se a mulher esta assentada sobre diversos reinos, obviamente eles coexistem dando-lhe apoio e sustentação. Como então explicar que cinco já caíram, um existe, e outro ainda não chegou? Foi mencionado anteriormente que estes reinos dariam origem à antiga besta, (atual União Europeia), provavelmente porque a profecia indica que embora eles existam, já não exercem mais o antigo domínio exercido no passado (Dn 7:11-12). Nos dias do apóstolo João os reinos do Egito, Assíria, Babilônia, Medo Pérsia e Grécia haviam perdido sua soberania sendo então governados por Roma onde após sua queda, como podemos verificar na história da reforma protestante, os fragmentos do Império Romano deram origem a diversos reinos (Inglaterra, França, Espanha, Portugal, Alemanha, Etc...).
Apocalipse 17:12
* Aqui é apresentado o surgimento de novas nações nos últimos dias, nações estas que se aliarão à besta, (União Europeia), mas terão pouca duração. O interessante é que com a queda do Império Otomano e da URSS, houve o surgimento de novas nações, nações estas que se esforçam para ingressar na União Europeia.
Apocalipse 17:13-14
* Estas nações, (dez chifres), confiarão à besta (União Europeia), o seu poder e autoridade para que sob o comando desta, façam a guerra (Armagedom) contra o Cordeiro (Nação de Israel), porém serão derrotados pela intervenção do Deus eterno que a combaterá através do Ungido, conforme profetizado em Ez 39:1-10; Zc 12:9; Is 29:6-8; Ap 16:17-21; Ap 19:19; Etc...
Apocalipse 17:15
* Este texto nos fornece a interpretação das águas sobre as quais a meretriz está assentada, elas representam povos, multidões, nações e línguas. Cabe-nos observar que, uma vez que a meretriz encontrava-se assentada sobre uma besta escarlate, Ap 17:3, estas águas mencionadas no vs 15, também são um símbolo da besta de sete cabeças e dez chifres.
Apocalipse 17:16-17
* Após serem derrotados pelo Cordeiro, a besta, juntamente com seus aliados, se levantarão contra a Meretriz, EUA, talvez por ela não ter participado na luta contra o Cordeiro, e a devastarão, tornando-se então a besta, União Europeia, o poder dominante até se cumprirem as palavras do Eterno.
Apocalipse 17:18
* Este verso nos revela que a mulher (Grande Meretriz), é a Grande Cidade (nação) que domina sobre os reis (nações) da terra.
* Portanto, concluímos que a Grande Meretriz, que também é chamada de Babilônia e Grande Cidade, tem um mesmo significado; representa a potência dominante nos últimos dias deste mundo, e que corresponde exatamente aos Estados Unidos da América do Norte = EUA.
Shalom !
Desenvolvido por Webnode