Revisado e corrigido em Chodesh HáShishi 5776 – 6º Mês.
Se Israel é o ponto central nos desígnios do Eterno, que papel desempenha a igreja cristã ?
* Nossa resposta a princípio parecerá estranha, mas no decorrer do comentário, será melhor compreendida.
Assim como o filho mais velho mostrou certo descontentamento com o retorno do filho pródigo devido ao mal que o mesmo causara a seu pai, alguns judeus não veem com bons olhos o retorno do cristianismo devido ao mal que a igreja cristã causou a Israel.
No entanto, assim como seu pai o recebera com todas as honras devidas a um filho, reintegrando-lhe ao convívio familiar com todos os direitos, promovendo também a harmonia com o irmão mais velho, da mesma forma muitos cristãos que abandonando todos os ensinos e tradições que não se harmonizam com a Torah e estão se ligando novamente a Israel, o Eterno não os considera como um estrangeiro ou amigo de Israel, mas sim como parte integrante do mesmo como fora no princípio.
Portanto, diante do Eterno não existe uma Igreja Cristã como um corpo distinto e independente, o que realmente existe são cristãos (não importando sua nacionalidade ou denominação) que à semelhança de Raabe, Rute, Cornélio e tantos outros se identificaram com os costumes e ensinamentos que o Eterno confiou a Israel.
Em resumo
# Não necessitamos deixar de frequentar a igreja onde fomos batizado, mas como é ensinado na parábola das dez virgens, devemos viver como as cinco que eram prudentes, armazenando o conhecimento que provém do Eterno, sem no entanto causar desarmonia e confusão no seio da igreja.
# Podemos muito bem continuar frequentando a igreja onde fomos batizado mesmo deixando de lado todas as tradições e ensinos humano contido em seu corpo de doutrinas e com espírito humilde e manso viver os novos conhecimentos que o Eterno nos tem revelado, não promovendo reuniões ou grupos de estudo com o objetivo de desmascarar o erro e promover um reavivamento visto que tal procedimento só resultaria em confusão sem nenhum proveito. Devemos sim partilhar os novos conhecimentos com aqueles que sabemos, tem o sincero desejo de conhecer a verdade.
שָׁלוׂם
Shalom!
Desenvolvido por Webnode